Subida à Glória 2013
Cem anos depois das primeiras disputas de bicicleta na Calçada da Glória, a organização da International Cycling History Conference de Lisboa 2013 propôs à UVP-FPC a realização da Subida à Glória para dar a conhecer a história das corridas de bicicleta de Lisboa nas primeiras décadas do século XX e a corrida aconteceu na noite de 17 de Maio de 2013.
A ideia de trazer de novo para o espaço publico a corrida da Subida à Glória, em 2013, realizada na calçada da Glória em Lisboa, decorreu da investigação que fiz para a tese de doutoramento sobre a Volta a Portugal. Ao escrever sobre a singularidade da Volta face às corridas de bicicleta na década de 20 em Lisboa deparei-me com um cartoon que ironizava a corrida da pretensa ascensão à Glória por parte dos ciclistas e que o havia publicado no livro. Quando o Secretário de Estado gentilmente cedeu o espaço do Museu do Desporto - situado nos Restauradores, no cruzamento com a calçada da Glória - para a realização da ICHC considerei que seria importante levar, literalmente, a história da corrida para a rua e assim aconteceu. Esta primeira corrida foi então organizada no contexto da ICHC 2013, em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a anuência da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.
Em 2013 a corrida teve um cariz popular, muito participado, com animação garantida pelos grupos ativistas da bicicleta de Lisboa. Este cartaz foi uma oferta da Matilha Cycle Crew que pegou no referido cartoon de 1926 e o transformou nesta obra prima. A Subida à Glória de 2013 teve uma visibilidade mediática inédita graças a vários factores dos quais destaco: ser de participação popular, contar a história da corrida em vários media, ter cá 40 investigadores de todo o mundo que ajudaram a propagar o evento, o vídeo do Manuel Portugal que se tornou em pouco tempo viral, o trabalho conjunto entre os vários grupos de defesa do uso da bicicleta.
Ligações importantes: